Nos dias 27 e 28 de maio foi realizado o Campeonato Pan-americano de Breaking 2023, em Santiago, no Chile. Com organização da World Dance Sport Federation (WDSF), o evento contou com a participação dos principais b-boys e b-girls do continente e somou pontos importantes para a corrida olímpica. O Brasil foi bem representado e esteve na disputa do Top8 com dois b-boys, entre outros bons resultados.  

 

A novidade para esta competição foi a disputa em formato “open” em que atletas independentes puderam representar seus respectivos países, o que permitiu que o Brasil chegasse no evento com uma equipe reforçada. (veja mais aqui)

 

Na disputa masculina, o Brasil conseguiu colocar dois b-boys no Top8 da competição. Nas batalhas que valiam vaga na semifinal, o B-boy Leony fez um bom primeiro round contra o o b-boy Victor, dos Estados Unidos, mas foi superado na opinião dos jurados e perdeu os dois rounds. O norte-americano terminou a competição com a medalha de bronze, enquanto o brasileiro foi o 7º colocado.

 

Na outra disputa do Top 8 envolvendo brasileiros, o b-boy Kley, que representou o Brasil como atleta independente, se destacou e só foi parado pelo campeão da competição. Na disputa que valia vaga entre os 4 melhores, Phill Wizard, do Canadá, superou o brasileiro nos 2 rounds. B-boy Kley ficou na 8ª posição e Wizard se encaminhou para o título, superando na batalha final o b-boy Jeffro, dos Estados Unidos, em 3-0, sendo coroado o campeão do Campeonato Pan-americano 2023.

 

Na disputa entre as b-girls, as representantes brasileiras também fizeram boa competição e pararam no Top16, disputado em round robin com 4 grupos. A atleta do Brasil melhor classificada foi a B-girl Toquinha, na 10ª posição, que ficou fora do Top8 por detalhes, em seguida tivemos a B-girl Mini Japa em 13ª, a B-girl Nathana foi a 15ª e B-girl Karolzinha ficou na 16ª colocação.