Em homenagem ao ilustre cearense Antônio Bezerra, historiador desbravador e corajoso, nascido em Quixeramobim a 21 de fevereiro de 1841 e falecido em 28 de agosto de 1921, filho do doutor Manoel Soares da Silva Bezerra e de Maria Teresa de Albuquerque Bezerra. Morava neste bairro que também leva seu nome. Dedicou sua vida a narrar uma história que fosse o reflexo do povo. Jornalista combativo, cronista dedicado, estudioso das ciências naturais e historiador de profunda acuidade. Foi patrono da cadeira quatorze da sociedade cearense de geografia e história. A escola Antônio Bezerra foi criada no dia 18 de abril de 1948 e inaugurada em 18 de junho do mesmo ano, recebendo seu nome.

 A escola surgiu com o nome de Grupo Escolar Antônio Bezerra (GAB), ocupando um prédio localizado na Avenida Mister Hull, esquina com a Rua Professor Serrano Bezerra, praça da matriz, tendo como primeira diretora desta unidade de ensino, a professora Maria Iltecine de Azevedo e como diretores auxiliares (termo da época) as professoras Maria Moreira Cidrão, Francisca Eva Catunda e Leoclice Maciel da Silva. A primeira gestão durou 6 (seis) anos: de 1948 a 1954. Esta escola começou com o ensino de 1ª a 4ª série do 1º grau.

 Depois as acomodações foram ficando pequenas e fez-se necessário transferi-la para outro prédio, sito a mesma avenida, esquina com a Rua Hugo Vítor, dando assim prosseguimento à sua trajetória educacional.

 No ano de 1954, o então governador do estado, Raul Barbosa, juntamente com o secretário de polícia e segurança pública Manoel Cordeiro Neto utilizando terapia ocupacional na recuperação dos detentos, oferece ao secretário de educação do estado Valmik de Albuquerque a mão de obra necessária a sua engenharia para realizar a construção do novo prédio, onde até hoje funciona a escola, situada a Rua Padre Perdigão Sampaio, 780, Antônio Bezerra.

 Nomeadas para segunda direção temos as professoras: Francisca Eva Catunda (diretora), Leoclice Maciel da Silva e Maria Alice de Oliveira Abreu ( auxiliares de direção). Esta gestão foi de 1955 a 1957.

 No ano de 1958, assume a direção a professora Leoclice Maciel da Silva, tendo como auxiliares as professoras Otília de Figueiredo Lima e suas vices: Maria Alda Maciel, Maria Holanda Luoreiro e Maria Idilva Barroso. Em 1960 assume a direção a professora Otília de Figueiredo Lima e suas vices: Maria Alda Maciel, Maria Holanda Loureiro e Maria Idilva Barroso.

 Foram 22 (vinte e dois) anos de administração,durante este período a escola cresce, é reformada e ampliada, pois aumentou a procura por vagas e a escola tinha apenas 6 (seis) salas de aula aproveitando o espaço do pavilhão com uma turma de pré-escolar e funcionando em quatro turnos. Com a reforma do ensino (Lei 5.692/71), a escola passa a atender de 5ª a 8ª série (1º grau maior).

 Em substituição a professora Otília assume o cargo, em fevereiro de 1983, a professora Terezinha Sales Uchoa exercendo a função até junho de 1992, quando se afastou para pleitear um cargo político. Teve como vice-diretoras as professoras: Maria Alda Maciel, Useli Silva de Figueiredo, Leda Maria Sampaio Cordeiro, Maria Nilma de Paula Pinheiro e Francisca Moreira da Silva.

 Em 1986, a Secretaria de Educação considerando a necessidade e os anseios da clientela do bairro, resolve implantar o ensino de 2º grau: curso pedagógico e científico. A escola passa a denominar-se, a partir de então - Escola de 1º e 2º graus Antonio Bezerra. Mais uma vez a escola é ampliada e ganha uma quadra esportiva para as necessidades dos alunos. Fica dentro da escola um espaço interno aberto e sem uso que é transformado em quadra por iniciativa da professora Jucileide Alencar Ferreira que juntamente com seus alunos realizou um mutirão pedindo a contribuição da comunidade e angariando o material necessário para construção da segunda quadra.

 Em julho de 1992, por afastamento da então diretora Terezinha Sales Uchoa, assume a direção a professora Francisca Moreira da Silva. Cargo que ela ocupou até outubro de 1995. Foram seus vice-diretores: Maria Nilma de Paula Pinheiro, Paulo César de Melo Castro, Francisco Eduardo Vasconcelos Lopes e Rita Maria Lopes Soares. Nessa administração a escola é ampliada com mais duas salas de aula, mais banheiros para alunos e tem início o período de democratização, ocorrendo eleição de Grêmio Estudantil.

 Em 1995 todo o Estado do Ceará, garantido pela Lei 12.442/95, que dispõe sobre o processo de eleições diretas para diretores das escolas públicas estaduais de ensino - uma proposta de gestão escolar colegiada com a participação efetiva e organizada de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) - A EEFM Antônio Bezerra realiza sua primeira eleição direta para diretor elegendo para o cargo o professor Francisco Eduardo Vasconcelos Lopes como diretor geral-administrativo, Maria de Fátima Carvalho Oliveira, diretora adjunta pedagógica, Francisca Margareth Gomes de Araújo diretora adjunta financeira e Celma Maria Vieira de Castro como secretária da escola.

 Em 1998, em novo processo eleitoral assume a direção a professora Alice Elói Gomes, selecionando como Coordenadora Pedagógica Maria de Fátima Carvalho Oliveira e como Coordenador de Gestão João Batista Temporão da Rocha, Coordenador Financeiro Roberto Lourenço de Vasconcelos e Secretária Escolar Celma Maria Vieira de Castro. A escola já tinha na época uma quadra coberta e a outra estava em processo de adaptação para ginásio poliesportivo, reinaugurado em 24 de abril de 1998. A escola na época atendia à 2.550 (dois mil quinhentos e cinqüenta) alunos distribuídos em três turnos nas modalidades de ensino fundamental e médio.

 No ano de 2001, dentro do processo democrático de provas, títulos e eleição direta para direção, assume o cargo pela primeira vez o professor Francisco Edivaldo Rocha selecionando para Coordenador Pedagógico o professor Francisco Menezes, para Coordenadora Escolar de Gestão a professora Ana Cláudia Marques Bastos, Luiza Lúlia Feitosa Simões para Coordenadora administrativa financeira e como Secretária Escolar Regina Célia Linhares Bastos. Em 2004 o professor Francisco Edivaldo Rocha é reeleito e permanece com a mesma gestão trocando apenas o Coordenador Administrativo financeiro função que passa a ser exercida por João Paulo Duarte. Contava então a escola com 2.100 (dois mil e cem) alunos matriculados.durante essa gestão foi inaugurado o laboratório de informática com 10 computadores; o quadro de profissionais era composto por 64 ( sessenta e quatro) professores e 22 (vinte e dois). A escola então devido à idade sofre com problemas estruturais. O Laboratório de Ciências foi implementado no final de 2003 porém sem condições de funcionamento integral.

 Em 2002, a gestão da reavivou os órgãos colegiados da escola realizando eleição para o Conselho Escolar, feita por segmento e tendo sido escolhida para presidi-lo a professora Cecília Martins de Sousa tendo como vice a professora Marta Áurea Ximenes Vieira. O conselho teve vigência de dois anos. No ano de 2005, o Conselho Escolar foi renovado através de nova eleição por segmento sendo eleita para segundo mandato como presidente a professora Cecília Martins de Sousa e como vice-presidente o professor Everaldo Oliveira Ferreira.

 O Grêmio Estudantil Edson Luís de Lima Souto foi revitalizado, através de eleições diretas em 2002 e tomou posse, em 11 de agosto, a chapa presidida pelo aluno José Antonio Viana Rocha que permaneceu até 11 de agosto de 2003. Em nova eleição assume então a chapa presidida pelo aluno Rodrigo Santos Feitosa, cujo mandato, com vigência de um ano terminou em 11 de agosto de 2004. Em nova eleição direta os alunos elegeram a chapa presidida pelo aluno Mauro Sérgio Pereira, que permaneceu até 11 de agosto de 2005. A partir de 2005 a escola teve dificuldades na realização do processo por falta de chapas e candidatos interessados em participar do Grêmio Estudantil.

 Em 2008, por meio de processo eletivo, assume a liderança da escola novo núcleo gestor tendo como gestora a professora Marta Áurea Ximenes Vieira e como Coordenadores Escolares: Francisco Edivaldo Rocha, Ricardo de Paula Baptista, Marli Alves Bezerra Anchieta que se transfere em 2009 sendo substituída por Suzana Paz de Almeida, como secretária tinha Antônia Rosângela Barbosa de Oliveira. A EEFM Antonio é era considerada então uma escola grande, que atendia as necessidades da comunidade. Contava na época com 1.160 alunos, divididos em 32 turmas: 14 no turno da manhã, 12 à tarde e 6 no turno da noite. Atendendo ao Ensino Fundamental regular com 6º, 7º, 8º e 9º ano, Ensino Médio convencional e EJAs (Educação de Jovens e Adultos).

 O quadro funcional era composto por 14 funcionários, 2 vigilantes e 1 porteiro. A escola passou por reformas em sua estrutura física. O Centro de Multimeios foi descentralizado em quatro ambientes: biblioteca, sala de leitura, sala de vídeos e dois laboratórios de informática. A Escola abraçou vários projetos e Programas Educacionais visando à melhoria na qualidade da educação, tais como: Programa Mais Educação com a implantação de diversas oficinas no contra-turno (horta, raciocínio lógico matemático, letramento, tênis de mesa, Judô e rádio escola) E.Jovem, E.Jovemplus.

 Essa gestão preocupou-se também com a aquisição de equipamentos que dessem suporte pedagógico aos profissionais da escola de forma incentivar o uso de novas tecnologias como.            Durante essa gestão, a escola foi instruída a escolher entre Conselho Escolar e Unidade Executora, ambos os órgãos colegiados com funções semelhantes, optando por constituir a Unidade Executora, com relação ao Grêmio Escolar, apesar de termos tentado motivar os alunos a participarem da eleição, não obtivemos inscrições para concorrer no processo eleitoral. A escola implanta em 2012, o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). No final da Gestão da diretora Marta Áurea, a escola foi selecionada juntamente com outras 99 instituições de ensino público, para implantação do Projeto Piloto "Jovens de Futuro" e "Ensino Médio Inovador", com o objetivo de aumentar em 25 pontos o nível de proficência em Língua Portuguesa e Matemática e reduzir a Evasão Escolar, implantando oficinas de dança, basquete, voleibol e futsal e desenvolvendo diversos projetos pedagógicos .

 Em 2013 em novo processo eletivo para diretores de escolas públicas e a professora Marta Áurea Ximenes Vieira foi reeleita como gestora deste estabelecimento de ensino, tendo agora como Coordenadoras, Julieta Maria Alves Forte e Antônia Eliete Rodrigues de Paula Mendes. A escola volta a realizar eleição para formação do Conselho Escolar sendo eleita como presidente a professora Silvana Márcia Teixeira Oliveira e vice o funcionário Alexsandro Gomes da Silva. Em Maio de 2013 a gestão realizou eleição para escolha do Grêmio Escolar no qual concorreu chapa única, tomou posse em Junho de 2013, a chapa presidida pelo aluno Anderson Tony de Araujo e tendo como vice-presidente o aluno Alysson da Silva Cabral.