Maria José Bezerra de Menezes (conhecida por Zezinha,nasceu no dia 17 de fevereiro de 1896, em Fortaleza - Ceará. Faleceu no dia 23 de setembro de 1976.

    Filha do jornalista, escritor, poeta, historiógrafo, abolicionista Antônio Bezerra de Menezes e de Joana Antônia Bezerra de Menezes(conhecida por dona Noca).

    Zezinha, como era conhecida, foi a 1ª professora do Barro Vermelho(hoje, nosso bairro, Antônio Bezerra). Começou bem jovem sua missão educadora.

    Nessa época não existia escola. Ela colocou em sua casa uma escola para ensinar as crianças do bairro e de outras localidades.

    Com o decorrer do tempo, eram tantos alunos, que foi necessário o auxílio de sua irmã Juanita.

    A partir de 1942 sua escola foi reconhecida pela Secretaria Estadual de Educação, concedendo-lhe a nomeação como professora efetiva. Foi lotada no Grupo Escolar Antônio Bezerra, onde lecionou até sua aposentadoria.

    Zezinha teve grande atuação na parte religiosa da Paróquia Jesus, Maria e José, em associações religiosas, culturais e movimentos filantrópicos. Foi catequista, organizava teatro e pastoril com o fim de angariar dinheiro para a igreja.

    Desempenhava a função de enfermeira aplicando injeções e fazendo curativos para ajudar as pessoas. Fazia parte de um programa de rádio, chamado "a hora do pobre", e com isso procurava amenizar o sofrimento dos mais necessitados.

    Enfim, dona Zezinha viveu para fazer o bem.