Untitled Document


Bairroantoniobezerra.com.br
 
Untitled Document
Pesquise no Site
 
Fortaleza

Sobre o Site
Seu Nascimento
No Zoeira
Na Boca do Povo
No VivoBlog

Desaparecidos




Nosso bairro
Home
Fundador
Histórico
Tour pelo Bairro
Fotos do Bairro
Palavra do Cidadão
Memórias
Entrevistas
Biografias
Mapa
Garota do Mês
Gato do Mês
Artistas
Desaparecidos
Coberturas
Colunistas
Aniversariantes
Bab Jogos
Homenagens
Campanhas
Vídeos
Rádio Online
Museu Virtual
Notícias
BAB Ecologia
Power BAB Point
Livro de Visitas
Guia Comercial
Animais
Auto Peças
Animação-Eventos
Borracharias
Buffets
Construção
Ciclopeças
Contabilidade
Criação de Sites
Eletro - Informática
Eletrônica Serviços
Escolas Particulares
Escolas Públicas
Facções
Frigoríficos
Informática
Loja de Cosméticos
Odontologia
Retíficas
Vidraçarias
 
 
Recomende

 

 

 

Hoje é dia de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescente

Serão lançadas a Rede Aquarela, para o fortalecimento do combate à violência sexual, e o Espaço Aquarela, que atuará junto ao Projeto Sentinela.


O lançamento de dois programas especializados no combate à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes e a realização de um ato-show na Praça do Ferreira marcam as comemorações, em Fortaleza, do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, celebrado nesta sexta-feira, 18 de maio. As comemorações iniciam logo cedo, com o lançamento da Rede Aquarela e a inauguração do Espaço Aquarela, em café-da-manhã na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), à Rua Guilherme Rocha, 1469, Centro. Iniciativas da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), os dois programas se constituem em fortes aliados no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A Rede Aquarela é formada por três equipamentos sociais voltados para o fortalecimento da rede comunitária para o combate à violência sexual. Os núcleos funcionarão nos bairros do Jangurussu, Bom Jardim e Serrinha – que apresentaram alto índice de denúncias de abuso e exploração sexual junto ao programa Sentinela, do Governo Federal, executado em Fortaleza pela Funci. Cada unidade vai contar com um psicólogo, um assistente social e dois assessores comunitários.

A idéia é trabalhar no fortalecimento da rede local para o enfrentamento, informando e sensibilizando a população da importância das denúncias dos casos de violência sexual. A metodologia de ação prevê, entre outras atividades, a realização de oficinas, palestras, campanhas de esclarecimento e articulações comunitárias. Os casos de abuso e violência sexual também serão encaminhados pelos profissionais para a Dececa (Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente) e ao Sentinela.

O próprio Sentinela ganha um reforço, com a inauguração do Espaço Aquarela. O equipamento é um abrigo especializado para o acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual. Neste primeiro momento, o Espaço Aquarela terá capacidade para atender 12 crianças e adolescentes, realizando ações pautadas pelas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Fruto de parceria da Funci com as entidades Partners Of The Americas e Usaid, o abrigo funcionará dentro em local sigiloso, por motivos de segurança. Somente em 2007, o Sentinela recebeu 82 denúncias de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes. A média de atendimentos do programa, desde 2006, é de 23 casos por mês.

A celebração do Dia 18 de Maio continua no período da tarde com a realização de um ato-show na Praça do Ferreira. A concentração dos participantes está marcada para as 15h, na sede da Funci, na Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n, Centro). De lá, as crianças e adolescentes partem em cortejo até a Praça do Ferreira, onde acontecerá o ato-show a partir das 17h. O evento contará com apresentações musicais de Helena Damasceno e da Banda Coda. O evento é organizado pelo Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e faz parte da Campanha “Não Marque Nossas Crianças com a Cor da Impunidade - Combater a impunidade é garantir a proteção!”.

O 18 DE MAIO

O 18 de Maio foi constituído pela lei federal nº 9.970 como o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data faz alusão a um crime que mexeu com o povo brasileiro em 1973, o caso da menina Aracélia, de Vitória (ES). Com oito anos de idade, a criança foi drogada e depois violentada e assassinada.

Serviço:
Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Lançamento da Rede Aquarela e do Espaço Aquarela
Data: sexta-feira, 18 de maio
Local: sede do Comdica (Rua Guilherme Rocha, 1469)
Horário: a partir das 8h30min

Ato-show em comemoração ao Dia 18 de Maio
Data: sexta-feira, 18 de maio
Local: Praça do Ferreira (a concentração começa às 15h, na Cidade da Criança – Rua Pedro I s/n, Centro)
Horário: a partir das 17h

 

Mais informações na assessoria de comunicação da Funci (3101.7679), com Ciro Câmara e Paulo Jr. Pinheiro.

 

.........

 

 

 













 
Untitled Document
|||||||| Fale Conosco | Orkut | (85) 3235-4270 | (85) 8633-9404 ||||||||
© 2005 Bairro AntônioBezerra.Com.Br - O Site do bairro Antônio Bezerra. Todos os direitos reservados.