Sábado foi dia de vacinação anti-rábica


     A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, sábado (31 de maio), das 8 às 17 horas, a Campanha de Vacinação Anti-Rábica. Ao todo, 284 postos espalhados pela cidade vacinaram os animais. O município de Fortaleza está há quatro anos sem apresentar nenhum caso de raiva animal. Para manter esse percentual foi importante o comparecimento da população.

     No ano passado foram vacinados 288 mil animais, entre gatos e cachorros, correspondendo a 86% do total. A meta este ano é vacinar 100% dos 320 mil cães e gatos existentes no município. Apenas animais com mais de um mês de vida devem ser levados aos postos de vacinação. Os filhotes já vacinados necessitam receber uma dose de reforço após 30 dias.

     Todas as secretarias executivas regionais mantiveram postos fixos de vacinação. Participaram da campanha três mil agentes sanitaristas, agentes de saúde, acadêmicos de veterinária, voluntários, além de servidores da fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Célula de Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses.

     Sobre a doença - A raiva é uma zoonose transmitida pelo vírus Rábico que pode levar à morte. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a raiva canina provoca cerca de 55 mil mortes por ano no mundo. A transmissão se dá por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura do animal raivoso. No meio urbano, cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.