*Coletivos formados através de curso da Vila das Artes invadem a cidade com exibições *
O cinema deixou de ser apenas entretenimento e diversão. É também reflexão.
Esta é a proposta de diversos coletivos formados e incentivados pela Prefeitura de Fortaleza, através da Vila das Artes que promove o curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte.
O cinema nos bairros quebra barreiras, já que as exibições de filmes são fora do eixo comercial das salas de cinema dos shoppings centers, e a cidade ganha espaços de projeção e de ação cultural, descentralizando e democratizando o acesso ao púbico.
As intervenções nas comunidades fazem parte da política cultural da Prefeitura de Fortaleza voltada para a formação de platéia e a reflexão sobre arte e cotidiano através de debates com o público.
O curso Pontos de Corte da Vila das Artes teve início em 2007 e desde então já formou centenas de pessoas e diversos coletivos. A formação oferece subsídios para ações culturais comprometidas em olhar criticamente a cidade e o mundo. O curso é sustentado pelo tripé: formação e apoio a agentes culturais independentes; apoio à autonomia e sustentabilidade dos grupos; e apoio a ação cineclubista – o cineclubismo em rede.
Além de exibições em vários espaços da cidade alguns grupos também estão multiplicando o conhecimento e estimulando a formação de novos atores sociais para intervir com ações culturais no cotidiano de sua comunidade.
O Subvercine é um desses coletivos. Multiplicou a ação que levou a criação dos Cines Ribeirinho (que exibe filmes as margens dos rios em Fortaleza e traz em novembro uma programação de filmes sobre piratas), o Filosofia (com exibições e debates filosóficos na Universidade do Ceará - UECE) e o Sete Mares (que promove exibição de filmes na Barra do Ceará). O grupo Intervenções Humanas prepara para o mês de novembro uma série de ações para comemorar seu primeiro ano de atuação na cidade e como fruto o registro do coletivo como organização da sociedade civil.
Com foco no pensamento humano e no movimento urbano o coletivo leva este mês aos terminais de ônibus e pontos de parada os vídeos instalações: Imagens do Cotidiano e Ponto de Parada. A programação ainda é composta por performances e captação de imagens em tempo real.
O mais novo coletivo nasce no bairro Serviluz, na Praia do Futuro, levando o mesmo nome do bairro, Cine Serviluz, já vem com o propósito de intervir na comunidade para reverter os conflitos de violência entre os jovens. Já o Artivismo em Rede, um coletivo formado por cinco cineclubes atuantes na cidade, nasceu durante uma oficina de sustentabilidade financeira oferecida pela Vila das Artes aos grupos formados pelo Pontos de Corte. O grupo faz exibição na sede da organização do terceiro setor Ceará em Foco, de filmes que convergem com outras linguagens artísticas como música, teatro, literatura. Com um leque de opções basta escolher a programação mais perto de sua casa. Mais informações na Vila das Artes, rua 24 de maio, 1221, centro, ou pelo telefone 3252-1444.
*Programação: *
*Intervenções Humanas// *18h // (85) 8867-2476
Vídeo Instalação Imagens do Cotidiano (Performance): Projeto financiado pelo Edital de Cinema e Vídeo Revela Ceará Jovem, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e realizado em co-produção com o Núcleo de Produção Digital Vila das Artes.
Dia 17 – Terminal Antônio Bezerra
Dia 18 – Terminal Parangaba
Dia 19 – Terminal Papicu
Dia 20 – Terminal Siqueira
Vídeo Instalação *Ponto de Parada*
Dias: 23, 24 e 25 na Praça da Gentilândia, entre as ruas Walderi Uchoa e João Gentil, no Benfica. Informações: (85) 8888-1984
Projeto financiado pelo Edital de Cinema e Vídeo Revela Ceará Jovem, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital Vila das Artes. Exibição do vídeo Ponto de Parada de Tiago Pereira.
*Cine Brincadeiras// 18h// *Praça da Igreja Matriz do Canindezinho, Conjunto São Francisco, 82. Informações: 8845.9936
*Dia 13*
*Menino da Porteira, de Jeremias Moreira, (BRA), 2009. *
* *
*Cine Serviluz// *Sessões todos os sábado de Novembro// Exibições dos curtas
“Capoeira o valor de uma amizade”, de José Pastinha, e o documentário “O Titanzinho é Nosso”, de Raimundo Cavalcante e Maxwell Ferreira. 18h – Apresentação do grupo Capoeira Brasil; 18h30 – Exibição dos vídeos seguida de debate;
20h30 – Roda de Break e exibição de vídeos.
* *
Dia 14 – Praia do Titanzinho – Avenida Leite Barbosa s/n
Dia 21 – Pracinha São Francisco na Estiva – Travessa Vicente de Castro s/n
Dia 28 – Farol – Avenida Vicente de Castro s/n
*Subvercine: *
*Cine Sete Mares -* Mostra “Filmes de Piratas”* //*18h30// Avenida
Radialista José Lima Verde, Barra do Ceará, foz do Rio Ceará, anexo ao
restaurante Albertu´s. Informações:* *8816-8902.
*Dia 11*
*Capitão Blood (EUA), Michael Curtiz, 1935.*
*Dia 18*
*A Ilha do tesouro (EUA/ING), Byron Haskin, 1950.*
*Dia 25 *
*Barra Negra, o pirata, (EUA),Raoul Walsh,1950. *
* *
*Cineclube Filosofia Mostra “Cinema Brasileiro”//16h// *Auditório do Centro
de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Avenida Luciano Carneiro, 345. Informações: (85) 8819-0362
*Dia 13 *
*Terra em Transe, de Glauber Rocha, 1967.*
*Dia 20 *
*O Bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, 1968.*
*Dia 27 *
*Matou a família e foi ao cinema, de Júlio Bressane, 1969*.
--
Katia Karan
Assessora de Comunicação
Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br/secultfor
(55+85) 3252-1444 | 8858-4774
Rua 24 de Maio, 1221, Centro - Fortaleza -CE\Brasil
Cinema nas ruas
Cinema nas ruas
- Detalhes
- Escrito por: Inacio Rocha
- Categoria: Notícias Diversas