Enquanto os manipuladores são reconhecidos por sinais sutis e dinâmicas relacionais, os passivo-agressivos são reconhecidos principalmente por meio de palavras. São as palavras que eles dizem, juntamente com a adição essencial de tom e subtexto, que distinguem uma pessoa que adota esse tipo de estratégia ofensiva. Aqui estão alguns exemplos de frases que podem ajudar a identificar o comportamento passivo-agressivo:
"Faça o que quiser", disse em um tom frio.
O passivo-agressivo é mestre em fazer você se sentir mal. Diante de qualquer discordância, ele diz: "Faça o que quiser", insinuando, no entanto, que você será desaprovado se tomar uma decisão diferente do que ele espera. Seu objetivo é fazer com que uma decisão livre pareça rude, para que você se sinta culpado.
"Foi só uma brincadeira", disse após um comentário mordaz.
O passivo-agressivo nunca ataca diretamente, mas camufla sua agressividade de várias maneiras. Uma delas pode ser a ironia. Se você ouvir palavras ásperas de alguém que atira uma pedra e depois recua, você está lidando com uma pessoa verdadeiramente passivo-agressiva! O objetivo dela, como sempre, é fazer você se sentir culpado por ter se ofendido, quando na verdade é você quem está sendo atacado.
"Eu não tenho nada", diz-se quando há claramente um problema.
Pessoas passivo-agressivas, quando chateadas, geralmente permanecem em silêncio. Quando perguntadas se algo está errado, frequentemente respondem "Nada". Essa é mais uma tentativa de fazer a outra pessoa se sentir desconfortável, levando-a a tentar consertar a situação. Aqui também, a culpa é o ingrediente essencial da situação. "Vá em frente... isso não vai mudar nada."
Se você ouvir essa frase depois de ter apresentado uma ideia, um plano ou uma solução, você está lidando com uma tentativa de menosprezá-lo. A pessoa passivo-agressiva demonstra um comportamento derrotista e, às vezes, até vitimista, tentando sabotar você.
"Não importa, eu já esperava."
A pessoa passivo-agressiva não ataca, nem acusa, mas tenta se passar por vítima para fazer você se sentir culpado. Quando confrontada com uma falha sua, mesmo que pequena, ela reagirá com uma frase como esta. No fundo, a pessoa passivo-agressiva está vivenciando uma dor profunda e antiga, que está se transformando em uma agressão mascarada. Mas certifique-se de não se distrair e entenda os mecanismos por trás desse comportamento.
"Você é muito sensível."
A pessoa passivo-agressiva pode estar fazendo gaslighting com você. Ou seja, ela pode acusá-lo de exagerar ou até mesmo de inventar tudo quando você, com razão, aponta que foi injustiçado. O gaslighting pode minar sua autoconfiança e fazer você se sentir injustiçado pelas emoções que está sentindo.
"Você já terminou?" enquanto fala sobre algo importante para você.
Aqui, a agressão assume outra forma e se disfarça de impaciência. Diante de uma frase como essa, você pode se sentir menosprezado, ridicularizado e pensar que suas palavras e paixões não têm valor. Lembre-se de que esse não é o caso e que a pessoa passivo-agressiva é quem está errada, mesmo que não o ataque diretamente.
"Eu cuido disso", dito de uma forma que o faça sentir-se culpado.
Essa frase, que aparentemente demonstra generosidade, na verdade está imbuída de um ressentimento latente. Quando a pessoa passivo-agressiva diz isso, ela está repreendendo você por ter que fazer tudo sozinho e não está realmente lhe oferecendo ajuda. Aqui, também, o objetivo é "punir" você por sua aparente falta de força de vontade ou incapacidade.
O que você deve fazer para responder a uma pessoa passivo-agressiva? A resposta não é simples. A primeira coisa que você pode fazer é reconhecer essa dinâmica relacional e praticar um distanciamento emocional saudável. Isso ajudará você a evitar cair em uma armadilha. Aqueles que agem de forma passivo-agressiva frequentemente o fazem para evitar conflitos diretos ou para manipular. Não é sua função corrigir a situação, mas você pode decidir o quanto deseja se envolver ou a distância que deseja manter. Se o comportamento passivo-agressivo persistir e se tornar tóxico, considere estabelecer distância física ou emocional, especialmente se você já tentou uma comunicação clara.