_MSC_RESIZED_IMAGE


O grupo responsável pelo programa saúde bucal está desenvolvendo trabalho educativo junto a demanda comunitária daquela unidade, repassando as noções básicas sobre forma correta de escovação, necessidade de se escovar os dentes após as refeições, enfim, o Saúde Bucal continua apresentando excelentes resultados, e nesse sentido, o Escovódromo, além de sua utilidade, é sempre uma atração.

Contando com os serviços de: Avaliação Odontológica, Instrução de Higiene Oral, Escovação Supervisionada com Evidenciação de Placa, Aplicação de Flúor e Distribuição de fio dental.

Para usufruir destes serviços o usuário precisa apenas levar a sua escova dental. Os trabalhos iniciaram-se hoje dia 05/04/2007, tendo uma boa participação da comunidade.

Participe e divulgue.


Terapia Comunitária

Também estaremos instalando a Terapia Comunitária onde serão grupos de reuniões para quem Gostaria de conversar sobre seus problemas pessoais, profissionais, familiares e etc...

As reuniões serão quinzenais iniciando no dia 18 de Abril de 2007 ( Quarta- Feira ), diz a responsável por essas sessões a Dra. Silvia. Dentista dessas UBASF's

_MSC_RESIZED_IMAGE



UBASF METON DE ALENCAR
Endereço: Rua Perdigão Sampaio, 820
Bairro: Antônio Bezerra
Fone: (85) 3488.3271
Responsável: Sandra Ramalho dos Santos

UBASF Humberto Bezerra
Endereço: Rua Hugo Vitor,( Vizinho a Delegacia )
Bairro: Antônio Bezerra
Fone: (85) 3212.1920
Responsável: Isa Sampaio

Distribuição gratuita da vitamina A
A deficiência de vitamina A é considerada como uma das mais importantes deficiências nutricionais do mundo subdesenvolvido (FAO/VHO, 1992; Vick-Newman, 1993; WHO, 1995).
Esta deficiência é a principal causa de cegueira evitável no mundo, estando também associada a 23% das mortes por diarréias, em crianças. Estudos promovidos pelo UNICEF, em 1980, indicaram que cerca de 25% dos sobreviventes à xeroftalmia grave perdem completamente a visão e que os sinais clínicos deficiência da vitamina A estão quase sempre acompanhados de manifestações de deficiência energético-protéica. Nos dois casos, as infecções desempenharam papel relevante.

A despeito da escassez de informações no Brasil, é possível identificar a população infantil do Nordeste como a mais vulnerável ao problema, uma vez que 16% a 55% das crianças apresentaram dosagem de vitamina "A" abaixo de 20 mcg/dl, caracterizando situações carenciais endêmicas (McAulife e cols. ,1991; Diniz ,1997; Veras e cols., 1998). Existem igualmente indicações da ocorrência da hipovitaminose A em bolsões de pobreza de Minas Gerais e São Paulo, além de áreas da Região Norte.

O efeito da descoberta da vitamina A como recurso para salvar a vida de crianças através da possibilidade de reduzir a taxa de mortalidade e a incidência e severidade das infecções, em especial, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas, estimulou um interesse global no sentido de produzir conhecimento científico sobre a extensão dos benefícios da suplementação com vitamina A e de outros micronutrientes, e seu significado para a saúde pública.


A Vitamina A é distribuída gratuitamente no Posto de Saúde:

UBASF METON DE ALENCAR
Endereço: Rua Perdigão Sampaio, 820
Bairro: Antônio Bezerra
Fone: (85) 3488.3271
Responsável: Sandra Ramalho dos Santos