Você sabia??? 🚂🚉 O prédio da saudosa estação Ferroviária do Barro Vermelho como ficou conhecida, era em estilo colonial inglês. Ficava situado no final da plataforma atual.
Era composta de uma linha férrea que passava pelo lado esquerdo e outra pelo lado direito que encontrava-se logo adiante, como é atualmente.
Existia três compartimentos: no primeiro, funcionava a sala do telégrafo, com janelas para cada lado; no segundo ficava a bilheteria e administração da estação e o terceiro ficava o deposito de cargas.
Ao lado existia vários bancos de madeiras, o telhado era em estilo tesoura onde existia um sino pendurado no teto no lado direito que anunciava com fortes badaladas a chegada e saída dos trens.
A cor da fachada era sempre amarela com letras pretas identificando a parada, primeiro, Barro Vermelho, depois Antônio Bezerra e logo acima a logomarca da RVC e depois RFFSA.
Não existia grades ou cercas a seu redor. Era tudo aberto.
Atualmente, a estação ferroviária de Antônio Bezerra é administrada pela METROFOR (Companhia Cearense de Transporte Metropolitano de Fortaleza) responsável pela administração, construção e planejamento do sistema de metrô na cidade de Fortaleza e sua região metropolitana.
🚆📅Hoje passado mais um século de sua inauguração, 106 anos de existência, muita coisa mudou.
Os transportes ferroviários evoluíram, o que antes eram trens a vapor transformaram-se em trens elétricos, já estamos na era do metrô subterrâneo e de superfície, já utilizamos modernos sistemas de interligações de transportes urbanos.
Conheça a história de nosso bairro acessando: BairroAntonioBezerra.Com.Br
Colaboração: @valentim7520
#EstaçãoBarroVermelho
#EstaçãoAntônioBezerra
#HistóriaBarroVermelho
#HistóriaAntônioBezerra
#TransporteFerroviário
#CearáHistórico
#MemóriasFerroviárias
#InfraestruturaAntiga
#PatrimônioCultural