Caros amigos leitores desta conceituada revista, apresento a todos vocês o senhor Luiz Botão de Aquino, popularmente conhecido como Luizão, o qual é morador de nosso bairro há mais de 50 anos, onde preserva com sabedoria e humildade um grande número de amizades conquistadas através da dignidade e do respeito. Como funcionário federal, ele desempenhou a função de guarda rodoviário durante exatos 35 anos, onde trabalhou fazendo valer sempre a ética profissional.
Sabemos que a vida não é feita somente de trabalho, ela também nos oferece oportunidades para desempenharmos atividades de lazer. E foi exatamente nesses momentos de diversão qe o nosso amigo Luizão se transformou em atleta de futebol amador, participando ativamente do quadro de atletas de vários times de futebol de nosso bairro, como estes a seguir: GRAB (Grêmio Recreativo Antônio Bezerra), São Joaquim e Tigre Real. Em todos Esses times Luizão fez muito mais do que uma centena de amigos, mesmo porque naquela época o Esporte do nosso bairro era comandados por grandes desportistas, dentre os quais podemos destacar: Edgar Teixeira Mendes, Edgar Mendes Filho (Didi) e João Cândido Mendes (Cabo João), pertencentes à diretoria do GRAB; Antônio Neves Araújo (Tenente Araújo), Francisco Joaquim, João Raimundo de Lima (Tenente João), José Moreira Lima (Zé Lima), Luís Gonzaga e Luís Moreira Lima (Luís Lima) pertencentes à diretoria do São Joaquim Esporte clube; Celestino e José Viana, pertencentes à diretoria do Tigre Real Futebol Clube.
O velho e querido Campo do Rio Branco, que há muitos anos atrás transformou-se em Estádio Municipal Antony Costa, hoje é considerado a maior Areninha do Estado do Ceará, construída durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio. Ela é reconhecidamente um aparelho social de enorme importância para toda a população de Antônio Bezerra, pois a prefeitura de Fortaleza desenvolve importantes projetos de futebol para as crianças de nossa comunidade.
Esperemos que nossas autoridades não deixem ser destruído este novo ânimo social que chegou para o nosso bairro como uma esperança que poderá fazer surgir grandes atletas de futebol para o nosso bairro como uma esperança que poderá fazer surgir grandes atletas de futebol para o nosso estado, para o Brasil e quiçá para o mundo, pois vale ressaltar aqui que o esporte de nosso bairro já revelou muitos bons atletas de futebol em tempos passados inesquecíveis, para avivarmos nossa memória podemos destacar os seguintes nomes: Neném Menezes, Barbosa Pinheiro e seu irmão Ivo Pinheiro, Vicentinho, Luzimar e seu irmão Louro (filhos da dona Maninha), Mardônio, Bitonho, Antônio Alberto Henrique (Antônio Magrinho), Francisco José de Aquino (Padeco), Bacabal, Marcelo Cardonha, Marcos Vinicius (Miro), Zé Aírton, Antônio Pereira Gomes (Tonico), dentre tantos outros que também jogaram por diversos times daqui de Fortaleza, do Estado do Ceará e de outros estados do Brasil.
No dia 11 de novembro de 1973 houve a inauguração do palco maior do nosso futebol, o estádio Plácido Aderaldo Castelão, o Castelão. Naquela data jogaram a partida inaugural os times do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube. A partida terminou em 0 x 0 deixando frustrados milhares e milhares de torcedores que compareceram àquele espetáculo de Futebol.
Caros leitores, desejo agora destacar o personagem principal desta reportagem, que é Luiz Botão de Aquino (Luizão), que jogava pelo GRAB na década em que foi inaugurado o nosso principal estádio de futebol, o castelão. E foi exatamente o atleta Luizão que marcou o primeiro gol do dia da inauguração do Castelão. É evidente que foi considerado o primeiro gol não oficial ocorrido naquele estádio, pois jogaram na preliminar duas equipes amadoras: o GRAB (Grêmio Recreativo Antônio Bezerra) e Lagoa Redonda, mas o vale mesmo é que ficou na história do futebol cearense o gol marcado por Luizão, que balançou a rede do adversário num chute certeiro, de longa distância, sagrando-se assim campeão suburbano daquele ano.
Nos dias atuais, Luizão ainda joga futebol no “racha” bastante disputado que acontece toda quarta-feira na Areninha de nosso querido Antônio Bezerra. Esse é um momento de Lazer criado somente para atletas veteranos.
Bola pra frente, grande amigo Luizão!
Por José Augusto |