Parabéns a JUFRA ( Juventude Franciscana ) pelo trabalho em prol do HEMOCE como também a direção do colégio Gerardo Milton de Sá e à todos que direta ou indiretamente contribuíram para a belíssima campanha de doação de sangue.
Na 1ª fotografia aparece Edney Wagner (Estudante)
Na 4ª fotografia aparecem a: -Enfermeira Micheli Saraiva
-Assistente social Nágela Lima
-Auxiliar de Patologia Clínica Lúcia de Fátima
DOAR SANGUE É DOAR A VIDA
A doação de sangue passo a passo
Para ser doador de sangue é preciso: gozar de boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, estar bem alimentado, ter documento oficial de identificação com foto.
1 – Identificação
Nesta primeira etapa é feito o registro dos dados de identificação do doador com seu endereço, possibilitando que sejam entregues pelos Correios, com segurança e conforto, a Carteira de Doação, cartas e outros comunicados necessários. Por determinação da Resolução – RDC 153/2004 da Anvisa/MS, todos os doadores de sangue devem apresentar um documento de identificação oficial com foto nesta fase, garantindo a fidelidade das informações colhidas.
2 – Palestra de sensibilização
Esta etapa não é obrigatória. Porém, nela, o doador tem oportunidade de ouvir explicação sobre o processo de doação, podendo tirar dúvidas e pedir explicações.
3– Triagem Clínica
Antes de doar sangue o candidato passa por uma entrevista individual sobre hábitos, doenças atuais e passadas, medicamentos em uso, etc., além de exame físico sumário. Após esta pequena consulta o profissional da triagem avalia se o candidato pode ou não fazer a doação de sangue com segurança. Seu objetivo é prevenir complicações para o doador e diminuir o risco de transmissão de doenças infecciosas pelo sangue. Por isso, é muito importante que todas as perguntas seja respondidas com sinceridade e clareza.
4– Exame de Hemoglobina
Através desse exame são identificados os doadores que têm níveis de hemoglobina adequados para a doação de sangue, protegendo os que estão com anemia e não devem fazer doações. Este teste é realizado obrigatoriamente antes de cada doação e todo material usado é descartável.
5 – Lanche
Antes da coleta de sangue o doador de sangue faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de passar mal ou ter outros problemas durante a doação de sangue. Depois deste lanche é preciso esperar pelo menos dez minutos para iniciar a coleta.
6 – Coleta de sangue
Nesta etapa o doador é orientado a lavar os braços com água e sabão. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, alem de assegurar que não haverá contaminação do doador de sangue. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 minutos.
Após a doação, o sangue será examinado nos laboratórios do Hemoce para Hepatites, AIDS, doenças de Chagas, Sífilis, HTLV I/II, Grupo Sangüíneo, Fator RH, Eletroforese de Hemoglobina e Peaquisa de Anticorpo Irregular. Estes resultados serão enviados pelos Correios para sua casa. Para quaisquer informações procure a Captação de Doadores.