A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), possui uma programação cultural semanal gratuita para todos os gostos e idades.
Esta semana, os destaques são dados à celebração do Dia Nacional do Folclore, que segue no Mercado dos Pinhões dentro do projeto Quinta Cultural. Confira!
*DIA 25 – (terça-feira)*
*TERÇA NEGRA\\ 18h*
A Terça Negra busca dar visibilidade às manifestações artísticas tradicionais e contemporâneas da cultura negra. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria da Igualdade Racial, e ocorre semanalmente. Nesta terça, o projeto recebe o Grupo Reafirmar Identidade, com participação de Luanna Marley.
Luana Marley toca violão desde os doze anos de idade e há nove anos começou a tocar em bares e boates de Fortaleza e em algumas cidades do interior do Ceará. As suas principais influências musicais são Clara Nunes, Otto, Cássia Eller, Ana Carolina, Cláudio Zolli, Kátia Freitas, Jorge Benjor e Lenine. Em 2000 participou da gravação do CD do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, tocando a música “Asa Branca” de Luís Gonzaga. Nesse mesmo ano participou do Festival CPC de Música (Festival promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza), chegando à semifinal com a canção “Ao amanhecer”, de sua própria autoria. Abriu os shows do cantor Lobão em Fortaleza e da
cantora Zélia Ducan em Recife (PE). Em 2005, participou da gravação do CD “Solo Feminino 2”, projeto do cantor e compositor Pingo de Fortaleza, interpretando a música “Filhos”, de autoria do idealizador do disco.
A Terça Negra é um projeto que integra o calendário cultural de Fortaleza há dois anos e agora acontece na Cidade da Criança, no Centro. O evento é gratuito e tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas, tradicionais e contemporâneas da cultura negra cearense.
Serviço
Terça Negra, dia 25, Grupo Reafirmar Identidade, com participação de Luanna Marley, às 18h, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança). Rua Pedro I, s/n. Centro. Entrada gratuita. Mais informações: Assessoria de Comunicação da SDH (3131-1698), com Mônica Mourão (8814-8091) e Thiago Mendes (8885-3818).
***********************************************************************************************************************************
*DIA 26 – (quarta-feira*)
*VISITAÇÃO À CASA-ATELIÊ DO ZÉ TARCÍSIO*
O artista plástico Zé Tarcísio abre mais uma vez as portas da sua casa-ateliê, atendendo à curiosidade de quem passa no sobrado cravado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Zé Tarcísio conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através dos Editais da Cultura, categoria Abertura de Acervos Particulares para Consulta Pública e Gratuita. A visitação poderá ser realizada todas as quartas-feiras de agosto. Escolas públicas e particulares e grupos acima de 25 pessoas devem agendar horário das 08h às 11h. Das 11h às 12h, horário destinado ao público em geral, serão realizadas palestras e exibição de vídeos temáticos com a presença do artista. A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos de carreira de Zé Tarcísio.
Serviço
Casa-Ateliê de Zé Tarcísio - Rua Dragão do Mar, 22-A, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Informações e agendamento pelo telefone (85) 3105.1291.
***********************************************************************************************************************************
*DIA 27 – (quinta-feira)*
*QUINTA CULTURAL\\ 18h30*
No dia 22 de agosto, o Brasil comemorou o Dia do Folclore, data em que todas as tradições, lendas e crenças brasileiras são exaltadas em vários cantos do país. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) se integra ao calendário de celebrações nacionais e realiza, dentro do projeto Quinta Cultural, mais uma programação especial para os festejos, homenageando Dona Gerta, Mestra da Cultura Popular (título concedido pelo Governo do Estado do Ceará).
Dona Gerta, alcunha de Gertrudes Ferreira dos Santos, mantém viva a tradição da Dança da Caninha Verde, uma contradança de origem portuguesa, que celebra um casamento da Corte Real. Viúva do ex-líder do grupo, José dos Santos, ela assumiu a liderança como forma de mantê-lo vivo em sua lembrança.
Aos 78 anos de idade, é ela quem repassa a música, o figurino, os adereços e os significados da dança para o grupo composto por 34 brincantes, que são parentes e amigos da comunidade de pescadores do bairro do Mucuripe, onde reside. A reverência à Mestra contará ainda com a presença da Doutora em Folclore Lurdes Macena, presidente da Comissão Nacional de Folclore.
O Dia do Folclore foi criado em 1965, através de um decreto federal. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore, em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação". O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo de anos, principalmente pela mistura étnica entre indígenas, brancos e negros. Por meio do folclore o homem expressa suas fantasias, seus medos e desejos. E o folclore cearense tem representações próprias do nosso povo, que fazem do Ceará um estado festivo e alegre – características que a Prefeitura de Fortaleza faz questão de manter, através de uma política cultural democrática, cidadã e reverente às tradições.
Programação
Serviço
Quinta Cultural. Dia 27, homenagem a Mestra Dona Gerta, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.
***********************************************************************************************************************************
*DIA 28 – (sexta-feira)*
*BNB NAS PRAÇAS\\16h*
Em agosto, as praças da cidade recebem o espetáculo “O Quebra-Coco”, do artista de rua Edson Wagner. Há 18 anos, Edson Wagner utiliza sua formação em karatê e kung fu para surpreender o público ao esfacelar cocos com partes de seu corpo, como calcanhar e mão. É recordista nacional pelo Ranking Brasil, tendo participado diversas vezes de importantes programas de televisão. Todas as sextas-feiras de agosto, a partir das 16h, nas praças do Centro de Fortaleza. Mais informações: Centro Cultural Banco do Nordeste. Fone: (85) 3464.3178 / Fax (85) 3464.3177. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Programação (sempre às 16h)
DIA 28
Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)
*SOL MAIOR\ 16h30*
O projeto Sol Maior leva grandes solistas cearenses ao Passeio Público para complementar as belezas do local e se divide em duas partes: todas as sextas-feiras, o pôr do sol é saudado com solos de acordeom, a partir das 16h30min; aos sábados, a partir de meio-dia, a música instrumental dá o tom da hora do almoço, acompanhando a já tradicional feijoada. Nesta sexta, Michel Igor, sanfoneiro do grupo Raízes do Sertão.
O músico é natural de fortaleza e fez curso de piano no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Atualmente, faz música na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O repertório do artista, baseado na experiência com o grupo Raízes do Sertão, mistura o tradicional e contemporâneo, indo de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Dominguinhos a Flavio José, Fala Mansa e Dorgival Dantas, entre outros.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação de acordeonistas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
*CHORINHO NO MERCADO\\ 21hs*
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.
Nesta sexta (28) o show fica sob a responsabilidade de Macaúba e do regional Mistura & Manda. O chorão José Felipe da Silva, Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda, Patápio e Waldir Azevedo.
Serviço
Chorinho no Mercado. Dia 28, show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
***********************************************************************************************************************************
*DIA 29 – (sábado) *
*SOL MAIOR\\ 12h30*
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado, a partir de meio-dia, Tradicional feijoada acompanhada de música de qualidade com o guitarrista e bandolinista Bedê.
Moacir Bedê nasceu em Fortaleza-CE. Músico autodidata, instrumentista e compositor, toca bandolim, violão, guitarra, guitarra baiana, cavaquinho, flauta transversal e flautim. Seu pai e seu irmão mais velho, que também tocam sanfona, eram donos de uma escola de samba e, a partir daí, teve contato com a música desde a infância, principalmente com o samba e os ritmos nordestinos.
Sempre usando de improvisações e harmonias bem elaboradas, varia entre estilos como samba, choro, frevo, baião, maxixe e bossa nova. Apresentou-se em muitas cidades brasileiras e países como Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina. Tem como concepção o chorinho moderno, com influências de ritmos nordestinos. É assim que ele destaca a riqueza da música brasileira e aproveita esse mosaico para criar um efeito agradável aos ouvidos com muita improvisação. Lançou em 2009 seu disco Outros Sambas, onde mostra toda sua personalidade e vivência musical. Mora atualmente em São Paulo.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação de acordeonistas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
*CASA DO BLUES\\18h*
Música de qualidade, festa e uma alternativa diferente de diversão na Cidade. O projeto Casa do Blues tem o propósito de ser uma reunião das bandas de blues de Fortaleza e trazer para o público da cidade uma opção acessível de diversão. A ideia é simples: consolidar o blues em Fortaleza a partir de shows realizados periodicamente, em local e data que facilite o contato entre o universo do blues e os amantes do ritmo. A Prefeitura Municipal de Fortaleza é parceira do projeto Casa do Blues na realização dos shows, que acontecem sempre nos fins de tarde dos sábados, na Praça do Mercado do bairro Joaquim Távora.
Programação
DIA 29
De Blues em Quando
Serviço
Projeto Casa do Blues
Praça do Mercado do Joaquim Távora (Av. Pontes Vieira, entre as ruas Fiscal Vieira e Cap. Gustavo), às 18h. Entrada gratuita. Mais informações: www.casadoblues.com.br
***********************************************************************************************************************************
*DIA 30 – (domingo)*
*FORRÓ NO MERCADO\\ 19h*
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo 30, o show fica a cargo do grupo Forró na Roça.
Formado por Adelson Viana (acordeom), Aroldo Araújo (baixo), Luizinho Duarte (zabumba e percussão), Tarcísio Sardinha (violão e cavaco) e Paulo Viana (vocais), o grupo é um projeto paralelo e inusitado desses músicos de grande qualidade, que pautaram sua trajetória em ritmos como jazz, chorinho ou MPB e que, com isso, escreveram seus nomes na história musical de Fortaleza. Mas para a alegria genuinamente cearense, eles resolveram se unir nessa aventura musical no tom do forró, executando um repertório rico e de qualidade, com um tempero nordestino como a tapioca ou o cuscuz.
Serviço
Forró no Mercado com Forró da Roça, dia 30 a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
--
Isabelle Câmara e Bárbara Holanda (8899.8705)
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor
(3105.1386)
Prefeitura Municipal de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br/cultura