Resgatar a memória de alguém que faz parte da história é algo de relevante valor.
Se a busca por documentos, fontes de referencia tornam-se um trabalho investigativo devido à fragmentação de registro, quem diria resgatar a memória de um personagem histórico que podemos definir como uma herança histórica que apresar de transcorrido 89 anos do seu falecimento, ainda faz parte da construção coletiva da nossa história.
Com o objetivo de resgatar a memória historiográfica de Antônio Bezerra de Meneses, personagem histórico que leva seu nome ao bairro, através de sua monografia de Pós - graduação do curso de história da Universidade Estadual Vale do Acaraú realizada em 2009.
O referido autor fez à entrega de sua monografia a neta do Antônio Bezerra de Meneses a senhora Maria José Bezerra, mas conhecida como D. Zezete. Fato registrado pelo site do bairro, através do seu fundador. Inácio Rocha.
O Professor e historiador Valentim Santos, espera que sua pesquisa monográfica possa ser um instrumento de valor historiográfico, para quem a utilize em pesquisa escolar ou acadêmica. “Assim como me despertou interesse em pesquisa sobre o nome do bairro onde nasci, Antônio Bezerra, outras pessoas possa pesquisar sobre outros personagens da nossa história, fontes inesgotável de pesquisas” finaliza o Professor Valentim Santo.
D. Zezete agradece emocionada este trabalho de pesquisa realizado pelo historiador Valentim Santos sobre a vida de seu avô, Antônio Bezerra.
RESGATANDO A MEMÓRIA HISTORIOGRÁFICA DE ANTÔNIO BEZERRA
RESGATANDO A MEMÓRIA HISTORIOGRÁFICA DE ANTÔNIO BEZERRA
- Detalhes
- Escrito por: Inacio Rocha
- Categoria: Notícias BAB

