Escrever sobre o Dr Feliciano de Carvalho ,que era um sacerdote da filosofia que tratou da conduta humana, em relação ao que é a derivação é grega: ethos, do qual ética e significa costume, hábito, costume, atos específico para uma comunidade. Mas ethos em grego também significa lar, estar dentro, pertencer.Excelente pai , marido maravilhoso para a Dona Gilda , pai do meu amigo querido Feliciano Júnior , avó Amado do Nano , Manoel Florêncio.
Da mesma antiga raiz indo-europeia (-své) de “ética” vêm termos de parentesco, como cunhado ou irmã do cunhado. A ética, portanto, diz respeito à esfera comum, à relação entre os homens, é uma “pertencer”, um ser parte.
Este significado é o que o distingue principalmente de “moralidade”, palavra da qual é frequentemente tratada como sinônimo. Também significa moralidade "personalizado", do latim "mos-moris"; os dois termos designam, portanto, o âmbito da conduta das pessoas, a sua forma de se comportar e agir.
No entanto, há uma distinção entre ética e moralidade: a ética geralmente diz respeito à relação com os outros, à dimensão pública e intersubjetiva,
enquanto a moralidade diz respeito essencialmente ao a relação da pessoa consigo mesma e a sua própria consciência do bem e do mal, do certo e do errado.Muitos filósofos trataram da ética desde os tempos antigos. A teoria ética de Sócrates, por exemplo, sustentava que o bem é alcançado buscando a sabedoria do bem e a sabedoria de si mesmo, por perseguir o bem privado e o da polis (cidade). Isto é possível criando dentro de si a Areté (Virtude ou Disposição) que consiste em Sabedoria, ciência do bem, inteligência, sabedoria, vínculo de solidariedade e justiça entre os homens.
Retomando o mesmo conceito, Aristóteles sustentou, na Ética a Nicômaco: “Acreditamos que a felicidade consiste numa atividade da alma racional segundo a virtude e, se as virtudes são múltiplas, segundo o mais excelente e perfeito”. Para Aristóteles a maior virtude ética é a justiça:
"Lá a justiça é a virtude mais eficaz, e nem a estrela da tarde nem a estrela da manhã são tão maravilhosas, e citando o provérbio dizemos: na justiça todas as virtudes são reunidas numa só. E é uma virtude perfeita no mais alto grau, porque quem a possui pode usar a virtude também para com os outros e não apenas para consigo mesmo.”
Segundo Confúcio, a virtude vem da harmonia nas relações com os outros. Na base de toda relação e sociedade está o ritual ,ou seja, aquela série de comportamentos ou tradições que regulam as relações sociais e permitem a estabilidade e prosperidade da sociedade. Ao lado do ritual, existe a retidão ,entendida como a busca do bem maior, o fim de tudo. A diferença entre um e outro é sutil: segundo o li a busca do bem particular não é condenável desde que não entre em conflito com as regras da sociedade, mas para o isso seria preferível a busca do bem comum . Também fundamental é o conceito de rén, benevolência, isto é, a virtude de cumprir perfeitamente os deveres para com os outros, que contém, portanto, os nossos conceitos de humanidade, piedade, compaixão.
Daí deriva, portanto, a regra de ouro segundo o confucionismo: não fazer aos outros o que não gostaríamos para nós mesmos.
A "Regra de Ouro", Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você.Esse era o legado maior do Dr Feliciano de Carvalho.