
No dia 12 de Setembro de 1934 foi fundada a Igreja Matriz dedicada ao menino Jesus , Maria e José. A capela do Barro Vermelho ficou elevada agora como Igreja Matriz com todos os seus direitos peculiares, pertencente a paróquia de São Gerardo. Para isso foi preciso que o seu vigário cuidasse de aumentar a capela, dando-lhe um acréscimo , construindo portanto uma capela-mor que embora fosse pequena, tornava-se uma igreja para todos os moradores do lugarejo.
Na sua dinâmica gestão, o Pe. Expedito ergue em 1935 o santo Cruzeiro na praça da nova Igreja Matriz. No dia 5 de abril de 1936 inaugurou a capela de Santo Antônio e o cemitério público do Barro Vermelho com as suas bênçãos. No dia 8 de setembro de 1936 inaugurou a capela e o patronato da Sagrada Família das irmãs de caridade com as sua bênçãos.
Em meados de 1942, os padres Lazaristas da Congregação da Missão fundaram na Chácara Salúbre a Escola Apostólica São Vicente de Paulo do Barro Vermelho, fundada pelo Pe. Geraldo de Morais Godinho, sendo co-fundador o padre Vicente Silva que ficam responsáveis pela Igreja do Barro Vermelho a pedido do Sr. Arcebispo Dom Antônio de Almeida Lustosa.
Fonte: Onacélio Barbosa Santos