Teve inicio o trabalho evangelístico no bairro de Antônio Bezerra em 16 de Julho de 1934. Este local era desabitado. Poucas e distanciadas eram as casas. Os caminhos estreitos. No entanto, os servos de Deus caminhavam com alegria em busca de reuniões para alegrarem e confrontarem seus corações, semeando o evangelho de Cristo na humildade, pureza e poder.
Um casal recém convertido: irmão Regino e irmã Conceição, que moravam às margens do açude Genibaú, hoje lago a do Genibaú, ofereceu de bom grado o seu lar para ser o lugar de adoração a Deus e cultuar o seu louvor, estando à frente deste trabalho o Pastor Antônio Ferreira (Pr. Toinho) que no seu dinamismo espiritual semeava a palavra com amor e dedicação.
As reuniões eram as mais alegres possíveis, mesmo sendo pequeno o número de irmãos que ali se congregavam. Testemunhavam do poder renovador da palavra de Deus e eram cheios do Espírito Santo, falavam línguas, profetizavam, tinham visões, oravam pelos enfermos, expulsaram demônios, além de orientarem e confortarem uns aos outros.
Eram verdadeiros cristãos, porque se podiam ver Cristo em suas vidas e eram dotados de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão e domínio próprio, podendo ser visto neles o retrato fiel da igreja “primitiva”.
Com o deslocamento de alguns irmãos, o trabalho veio a sofrer um pouco, mais não podia parar, pois era uma igreja criada de joelhos, em jejum e oração.
Entretanto, Deus providenciou meios para manter a igreja no mesmo fervor de outrora. Em 1958, o saudoso irmão João Freire de Alencar ofereceu sua residência ao Ev. José Rodrigues da Silva (José Vaqueiro), de saudosa memória... Um servo de Deus de larga experiência no trabalho e de grande visão espiritual.
As bênçãos seguiam-se e o trabalho se expandiu maravilhosamente. Sentindo, então, a necessidade de um templo maior para congregar o número de salvos que crescia dia a dia. Foi então que Deus tocou o irmão João Freire de Alencar para doar um terreno na Rua Prof. Jorge de Sousa, 522 (Hoje Rua Tomás Rodrigues), onde mais tarde seria construído um que atualmente, abriga os santos e remidos do Senhor.
Mas como iniciar a obra, se os irmãos eram pobres? A inquietação era visível, porem tinha que começar. Então o irmão João Freire de Alencar, como o mais abastado novamente toma resoluto à frente, e inicia a construção juntamente com seus filhos.
A pedra fundamental foi lançada no dia 14 de Outubro de 1959, ocasião em que se encontrava o Pr. Francisco Freire de Alencar, que a convite procedeu com a leitura da palavra de Deus no livro de Esdras, cap. 3 vers. 10-13.
No dia 01 de Janeiro de 1961, foi inaugurado o templo com uma festa que contou com os irmãos de quase todos os quadrantes de nossa capital, estando à frente da cerimônia o Pr. Auxiliar Sebastião Mendes Pereira (Pr. Bastos), que após uma explanação a respeito do ato, dirigiu uma fervorosa oração e em seguida cortou a fita simbólica que estava a porta principal; e todos os irmãos jubilosos de alegria, viram concretizar-se o desejo férreo de um pequeno número que incansavelmente, lutaram até alcançar o alvo. Transcorrido a festa em meio à alegria de todos; e o templo inaugurado recebia seu primeiro dirigente o irmão José Carneiro da Cunha, auxiliado pelo Pastor Elias Gonçalves Pinheiro.
Em 1966, assumia a direção da igreja o Diácono Ananias Costa Gadelha, que com toda força e dinamismo levou a frente este trabalho. Deus abençoou o trabalho de maneira gloriosa que em pouco tempo realizou grandes reformas. Sendo reinaugurado no dia 13 de Junho de 1970 com a presença dos Pastores Emiliano Ferreira da Costa e Sebastião Mendes Pereira. Depois de 07 anos à frente da congregação. Deus o enviou a cidade de Acaraú. Em seguida, assume o trabalho o irmão Raimundo Conrado de Sousa, que com muita boa vontade dirigiu por um ano.
Em 26 de Novembro de 1974, assume o trabalho o Diácono Juracy Barbosa de Lucena, que com espírito de perseverança e abnegação procurou trabalhar, dando continuidade à obra de Deus iniciada, mas por motivo de trabalho teve que se afastar, ficando em seu lugar o Presbítero Horácio Alves de Macedo (Saudosa Memória), que assumiu em 11 de Fevereiro de 1979, sendo empossado pelo Pr. José Deusdedit Farias que em um grande e maravilhoso culto celebrou esta solenidade. Em sua gestão foram construídos vários templos. Tais como: Conj. São Miguel, Pio Saraiva, Pici e Campo Novo.
Por motivo de saúde o Presbítero Horácio Alves de Macedo (Saudosa Memória), deixou o trabalho e assumiu o Presbítero José Valdir Vieira Pinheiro em 07 de Abril de 1996, sendo empossado pelo Reverendíssimo Pr. José Deusdedit Farias que em um grande culto celebrou esta solenidade que contou com a participação de alguns supervisores de congregações vizinhas e uma parte da congregação de Padre Andrade. O Pb. Valdir tem levado com toda força e dinamismo este trabalho e o trabalho tem crescido em um ritmo acelerado e em pouco tempo realizou uma grande reforma. Sendo reinaugurado nos dias 28 e 29 de Julho de 1999 com a presença dos Pastores José Deusdedit Farias e Manuel Bernardo da Silva.
Principais Lideres
1. José Carneiro da Cunha - 1959-1966.
2. Ananias Costa Gadelha - 1966-1973
3. Raimundo Conrado de Sousa - 1973-1974
4. Juracy Barbosa de Lucena - 26/11/1974 – 11/02/1979
5. Horácio Alves de Macedo (In Memória) - 11/02/1979 – 07/04/1996
6. José Valdir Vieira Pinheiro – Líder Atual.