José Ferreira de Lima - O Manoelzinho

   Eu nasci em 18/12/1930, no lugar onde hoje fica a Av. Mister Hull, quase em frente ao BEC.

Morei no Barro Vermelho até os 4 anos de idade, quando minha famíla mudou para Juazeiro.

Voltei ao Barro Vermelho com 7 anos de idade, onde passei minha infância. Nosso lazer acontecia quando a família se reunia. Nossos tios traziam nossos primos e passávamos o dia inteiro brincando.

Chegou a época de fazer a primeira comunhão. Fiz o catecismo no Patronato da Sagrada Família. Minhas catequistas foram: Sr. Maria Emília da Conceição e a Irmã Vicência Linhares, que foi a primeira diretora do Patronato da Sagrada Família. Minha primeira comunhão aconteceu no dia 08/12/1942.

Minha primeira escola foi o Patronato da Sagrada Família, assim como da maioria das crianças do Bairro.

Outro lazer que havia no bairro era a festa dos padroeiros. Era o grande lazer anual da população do bairro. Nas quermesses havia parque de diversões com carrossel, roda gigante e outros brinquedos. A banda de música tocava "Alvorada" todos os dias de manhã cedo, acompanhando as cantoras da Igreja. Naquele tempo ainda existia coro na Igreja. Originalmente as festividades ocorriam no mês de Dezembro, mas como o inverno prejudicava o desenvolver da festa, a data foi transportada para setembro. Atualmente a festa dos padroeiros voltou a ser realizada em dezembro.

A Av. Mister Hull era apenas uma estrada carroçal de barro muito vermelho. No inverno não se podia passar de lado, pois havia só lama por todos os lados. Quando passava um carro as pessoas tinham que se afastar o mais distante que pudessem para não serem atingidas pela lama vermelha.

Onde hoje fica o campo do Rio Branco só havia mato, e no meio do mato crescia uma plantação de ubaia...