Pedro de Lara
O barbeiro Benedito Marques de Freitas, o nosso Pedro de Lara, nasceu em Acaraú (CE), no dia 15 de maio de 1934. Filho de um casal de índios Paulino Marques de Freitas e Maria Borges da Conceição.
Um fã incondicional do polêmico personagem do júri do programa de televisão Silvio Santos do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) é o que acontece no distrito de Antônio Bezerra. Um simples barbeiro vindo do interior do Estado do Ceará, torna-se o mais autêntico sósia. Por exemplo, o próprio temperamento nervoso, além dos cabelo, bigodes, altura e gestos do Pedro de Lara de São Paulo.
Quando os curiosos do distrito supracitado, perguntam o seu verdadeiro nome, ele simplesmente responde: "Pedro de Lara", por isso se tornou uma das figuras mais populares até mesmo da cidade de Fortaleza.
O nosso Pedro de Lara foi motivo de matéria exclusiva do jornal O POVO, na edição do dia 24 de setembro do 1978, onde transcrevo um trecho entitulado FRUSTRAÇÃO, a seguir: O Pedro de Lara de Antônio Bezerra tem certeza de que ganharia um bom dinheiro se fosse ao programa do Silvio Santos fazer uma confrontação com o Lara de lá. "Seria sensacional" garante o daqui, o cearense. Mas não acha que seja fácil acontecer isso, o que, de certa forma, não deixa de ser uma das frustações da sua vida.
Este barbeiro da periferia de Fortaleza chamou tanto a atenção, ao ponto de todos comentarem que o Silvio Santos deveria lhe agraciar com o troféu IMPRENSA, pois quando todos o vêem de imediato lembram-se do Pedro de Lara do referido programa.
Esse homem, simples barbeiro do subúrbio, é pai de família pobre e sacrificada, casado com dona Maria Auri des Souza Freitas e tem 6 filhos.
Como prova de sua identificação de Pedro de Lara do Norte, foi caricaturado por Expedito Lima na I Exposição de Caricaturas de Pessoas Populares do Distrito de Antônio Bezerra, no dia 14 de julho de 1992, Foi contracapa do tablóide de O POVO na edição de 14 de julho de 1992 aos 52 anos de fundação do Distrito de Antônio Bezerra, sendo entrevistado pelo repórter Jânio Alves da TV Verdes Mares. Foi homenageado também na II Exposição Fotográfica do Distrito de Antônio Bezerra, como personalidade folclórica.
Por: Onacélio Barbosa Santos