Untitled Document


Bairroantoniobezerra.com.br
 
Untitled Document
Pesquise no Site
 
Fortaleza

Sobre o Site
Seu Nascimento
No Zoeira
Na Boca do Povo
No VivoBlog

Desaparecidos




Nosso bairro
Home
Fundador
Histórico
Tour pelo Bairro
Fotos do Bairro
Palavra do Cidadão
Memórias
Entrevistas
Biografias
Mapa
Garota do Mês
Gato do Mês
Artistas
Desaparecidos
Coberturas
Colunistas
Aniversariantes
Bab Jogos
Homenagens
Campanhas
Vídeos
Rádio Online
Museu Virtual
Notícias
BAB Ecologia
Power BAB Point
Livro de Visitas
Guia Comercial
Animais
Auto Peças
Animação-Eventos
Borracharias
Buffets
Construção
Ciclopeças
Contabilidade
Criação de Sites
Eletro - Informática
Eletrônica Serviços
Escolas Particulares
Escolas Públicas
Facções
Frigoríficos
Informática
Loja de Cosméticos
Odontologia
Retíficas
Vidraçarias
 
 
Recomende

 

 

 

Autor: Pe. Almir Magalhães
Sacerdote e Pedagogo

  DISCIPULADO E PROFECIA


O tema do discipulado, além de ser uma abordagem recorrente e portanto de muita atualidade, já foi objeto de contribuição da minha parte em outros momentos, evidentemente sob enfoques e perspectivas diferentes.
A preocupação da Igreja em sua ação pastoral (voltada para os engajados) e evangelizadora (missionária, um serviço ao mundo) na perspectiva do discipulado não pode se desvincular da temática da profecia. Com esta observação quero salientar que a ótica do discipulado, do seguimento não pode se afastar dos pobres e consequentemente da dimensão profética da vida da Igreja.

    Também, já foi muito salientado que a nossa prática pastoral está muito centrada no templo, no culto, numa linha de manutenção, burocrática, de massa, de muitos eventos que dão visibilidade à Igreja enquanto Instituição (Caminhada Penitencial, Caminhada da Juventude, Caminhada de Pentecostes, Queremos Deus, Halleluya e Caminhada com Maria...), mas que sinalizam muito pouco para a evangelização, e menos ainda com a dinâmica do seguimento de Jesus, na profecia. Com toda a consciência de se reconhecer os valores e o despertar que podem advir destas atividades, sobretudo pelo agir do Espírito Santo que desconcerta nossas certezas, dificilmente descobrimos aí sinais de profetismo.

    Mesmo que se reconheça o pluralismo como uma riqueza, aqui se torna extremamente necessário se pensar e agir eclesialmente. Para isto é fundamental o Planejamento Pastoral com seu objetivo e prioridades que conduzem a esta unidade como também as Diretrizes Gerais em nível nacional.
O trabalho miúdo, de grupos de reflexão, de comunidades, de uma catequese de inspiração catecumenal, que desemboque na missão e leve em consideração a dimensão profética, numa avaliação séria, grosso modo, ainda está por acontecer, apesar das indicações do próprio Magistério da Igreja.
A 43ª. Assembléia Geral da CNBB (09 a 17.08.05) aprovou um documento que tomou o nº.80, intitulado Evangelização e Missão Profética da Igreja – Novos Desafios.

    O documento em tela levanta três grandes desafios que devem ser tomados em consideração: o pluralismo cultural e religioso, a exclusão social persistente no Brasil e as questões éticas decorrentes das novas biotecnologias.

    Será que é possível descobrir em que se fundamenta o discipulado, o seguimento de Jesus Cristo? O próprio Jesus perguntou uma vez aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou alguns dos Profetas”. Então Jesus lhes perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. (Mt. 16, 13-16). Como se percebe, a visão que eles tinham de Jesus era diferenciada e finalmente Pedro diz que Jesus é o Cristo, o Messias.

    Também hoje é possível ter visões diferenciadas sobre a pessoa de Jesus Cristo e a partir desta visão, que também pode ser de determinado grupo, comunidade..., emergirem práticas que estejam de acordo com a mesma. Qual o Cristo a “meu” a “nosso” gosto? Aquele que se busca a fundamentação na ressurreição, desvinculada da totalidade do Mistério Pascal, portanto economizando a sua mensagem, a sua vida e a sua morte? Ou se busca também um Jesus Cristo das curas e dos milagres, como fatos em si mesmos e maravilhosos, também aqui abstraindo o significado messianico dos mesmos? Ou corre-se ao encontro do Cristo que para cumprir sua missão de plenificar o processo de salvação encomendado, não foi homem de meio-termos, foi determinado, e para isto enfrentou tanto os poderes religiosos como do império buscando aí a fidelidade e a continuação da missão hoje?

    A profecia se fundamenta na PALAVRA, no PROJETO DE DEUS e tem dois caminhos que se complementam: o caminho do anúncio deste projeto para se encontrar a felicidade e o outro que é o da denúncia de tudo aquilo que se afasta do referido Plano. Ora, o cristianismo foi no passado e sempre será ou deverá ser um MOVIMENTO CONTRACULTURAL, que vai na contramão da história, que incomoda. Olhando hoje a situação de miséria, da negação da vida do nosso povo que vive a mesma situação de abandono, também da nossa parte, que fez Jesus dizer que “este é um povo cansado e abandonado como ovelhas sem pastor” (cf. Ezequiel 34 e Mt. 9,36).

    Para finalizar, uma pergunta: Por que a Profecia está em baixa ou quase inexistente hoje? Arrisco algumas idéias: Em primeiro lugar está o modelo de Igreja predominante hoje e já citado acima; Em segundo lugar, em função da nossa inexpressiva presença junto aos pobres, mediação indispensável para despertar a nossa sensibilidade e indignação ética e práticas daí decorrentes; em terceiro lugar, a falta de apoio às Pastorais Sociais; Em quarto lugar uma prática de cristandade ainda hoje vigente, sobretudo nas Paróquias do interior, em que a aliança com o poder político, inclusive recebendo benefícios do mesmo e a presença de padres na política partidária basicamente anulam a liberdade e o potencial profético. Enfim, não se pode servir a dois senhores.

PADRE ALMIR MAGALHÃES.

Pe. Almir
é sacerdote da Arquidiocese de Fortaleza, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José (Filosofia), e colunista do site do bairro Antônio Bezerra.

 

  Comente esse artigo

Untitled Document

      Colunas do Padre Almir
      » DISCIPULADO E PROFECIA
      » O PADRE
      » A Missão
      » A Opção Pelos Pobres

            Voltar p/ colunistas

 












 
Untitled Document
|||||||| Fale Conosco | Orkut | (85) 3235-4270 | (85) 8633-9404 ||||||||
© 2005 Bairro AntônioBezerra.Com.Br - O Site do bairro Antônio Bezerra. Todos os direitos reservados.